terça-feira, 25 de maio de 2010

Troca, troca...

Hoje me inspirei a escrever sobre a vida... Fui assistir meu querido Woody Allen, no cinema, em “Tudo pode dar certo”. Não quero deixar a culinária de lado, mas hoje queria apenas escrever...falar mais sobre a vida na sua essência.
Falar das trocas.
A gente vive num mundo louco, que na verdade começou a ficar louco desde que é mundo...louco isso né???
A vida é feita de trocas.
Todo dia de manha, acordamos, tomamos café, banho, nos vestimos e saímos de casa...não nesta mesma ordem e com algumas exceções, claro...existem exceções nas regras...
Chegamos no carro, ônibus ou metro e sacamos a nossa carteira, para gasolina ou passagem...aí vem a clássica pergunta: “Tem menor chefe? To sem troco...” Afff! Aí você diz: “Não tenho moço, to sem trocado”.
O que é a troca?
Acho que tudo começa assim...eu tenho um monte de coisas que posso te dar e você me dá algo em troca, certo??? Olha ela aí outra vez...
Fico pensando... Meu Deus, quantas vezes será que falamos ou fazemos isso por dia??
No fundo, acho que a gente sempre quer algo em troca...um pouco clichê isso, mas é a pura verdade.
Troca aqui, troca acolá, e mais um pouquinho adiante e quem sabe depois...
Trocamos de roupa, porque está na moda, trocamos de carro e celular porque a tecnologia pede, trocamos de casa porque a necessidade nos impõe, trocamos de imagem, amante, cabelo, sentimentos... trocamos num lapso inusitado e inesperado, os nomes das pessoas, ops! Troca proibida. Boas trocas fazemos às vezes, mas não conseguimos trocar a idéia de que não é possível trocarmos de fato, a nossa essência, a nossa existência neste mundo louco de falsas percepções da realidade...afinal, porque trocarmos e-mails e mensagens ao invés de trocarmos beijos?
Fui tomada por um sentimento de liberdade hoje, olhei a lua quase cheia e linda e pensei em como somos livres e em como é bom poder respirar o cair da noite...eu não troco isso por muita coisa! Pensei em como é bom ouvirmos uma música boa, pensarmos em alguém especial e sem querer sentir o seu perfume...
Troca de energia.
Era aí que eu queria chegar...Esta palavra me acompanha sempre...Como é possível trocar algo ou qualquer coisa, se não temos energia? Vou fazer algo que nunca faço. Desabafar. Esses dias eu tive a certeza do quanto a troca de energia entre as pessoas é intensa e no quanto ela nos prende metafisicamente ao outro, e que é uma pena poucos prestarem atenção nisto...e então por um momento eu ri de mim mesma – aliás, eu costumo fazer isso sempre – e vi o quanto não temos controle sobre a troca de energia e sentimentos...ai, ai, ai... e eu bobinha que só, estava acreditando que tinha trocado isso de vez...que tudo já havia passado, como numa maré que chega revolta e depois passa...na verdade passa mesmo, mas é tão difícil trocar de mar... e aí basta uma tempestade pra ele se revoltar outra vez. É isso mesmo.
Porque a troca gera expectativa.
Afinal, a gente nasce, cresce e passa a vida tentando achar alguém ideal, que faça o nosso tipo perfeito...blá, blá, blá...e enquanto perdemos tempo com isso, a maior troca da vida se foi, porque não demos chance de trocar uma tentativa de sermos felizes, aí a vida passa e quando vemos, não vemos mais nada...porque estamos velhos e sentados num sofá...e no fim, acabamos enterrados ao lado de quem nunca vimos ou trocamos algo. Que ironia.

A gente troca ser feliz por buscar a felicidade. Que audácia.

Peguei pesado dessa vez, né?
Deve ser a lua.
Deve ser a troca de energia ainda.
Deve ser o efeito Woody Allen...

Mas por favor, não troquem a chance de serem felizes por coisa alguma. Troquem risos, carinho, amor... troquem palavras, generosidades, beijos, olhares... Troquem de opinião, de idéias, de sentimentos...
Porque no teatro da vida, é bom trocarmos os papéis uma vez ou outra!

Um beijo e até a próxima!

8 comentários:

Hugo Matsumoto disse...

mariana;
gostei ... "A gente troca ser feliz por buscar a felicidade" ... pois é, e muitas vêzes nem sabemos o significado de felicidade !!!

Alex disse...

é engraçado quando trocamos energia com quem nem conhecemos...

MARIANA RODRIGUES disse...

COm certeza pessoal!
A vida é agora!!!
Obrigada pelo carinho e visita!!!
Um beijo!

rejane disse...

oi mariana eu asisto o programa quase todo dia ador gosto muito de comer bem e faço algumas receitas porque são praticas e faceis de fazer mas queria saber como funciona o programa por exemplo hoje dia 17/06 passou uma receita de pão com cebola voces estavam vestida com as blusa do brasil essa receita procurei abessa e não consigo achar foi uma colega sua que fez não deu tempo pegar o nome dela por isso estou escrevendo para voce se voce puder me ajudar agradeço um abraço e continuem assim esta otimo

MARIANA RODRIGUES disse...

Olá Rejane!
obrigada pelo carinho!!!!
Que bom que vc está gostando do programa!!!!Você pode achar as receitas no www.bemsimples.com
Se você não achar por lá, me avise que vou procurar para você, ok?
Continue assistindo o Cozinha Caseira!!!! Vem muito mais por aí!!
Um beijo!
Mariana

Patricia Buono ® disse...

Troca , Troca

Querida Mari, ao ler estas belissimas palavras, pensei: me permite?

SIGA TRANQUILAMENTE ENTRE A INQUIETUDE E A PRESSA, LEMBRANDO-SE DE QUE HÁ SEMPRE PAZ NO SILÊNCIO. TANTO QUANTO POSSIVEL, SEM HUMILHAR-SE, VIVA EM HARMONIA COM TODOS OS QUE OS CERCAM. FALE A SUA VERDADE, MANSA E CLARAMENTE E OUÇA A DOS OUTROS, MESMO A DOS INSENSATOS E IGNORANTES, ELES TAMBÉM TÊM SUA PRÓPRIA ESTÓRIA. EVITE AS PESSOAS AGRESSIVAS E TRANSTORNADAS, ELAS AFLIGEM NOSSO ESPÍRITO, ORE POR ELAS!

SE VOCÊ SE COMPARAR COM OS OUTROS, VOCÊ SE TORNARÁ PRESUNÇOSO (A) E MAGOADO (A), POIS HAVERÁ SEMPRE ALGUÉM INFERIOR E ALGUÉM SUPERIOR A VOCÊ.

VIVA... VIVA E VIVA... SÓ O AMOR É CAPAZ DE TRANSFORMAR.

beijos e carinhos.
PAT

MARIANA RODRIGUES disse...

Pat! Quem lindas palavras!

Se eu permito???
Não vou nem te responder hein???
he,he,he!!!

um beijo querida!

Patricia Buono ® disse...

Owwwwwww obrigada, viu?

bjs e carinhos de sempre

Pat